Adolescente Chique: Pílula do dia seguinte

25 setembro 2012

Pílula do dia seguinte

como usar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é usada em situações emergenciais, quando há ejaculação dentro da vagina e para evitar uma gravidez toma-se então a pílula do dia seguinte.

Como a pílula do dia seguinte funciona:

Para evitar uma gravidez, a pílula do dia seguinte age diretamente no óvulo, evitando que ele seja fecundado e implantado no útero gerando uma gravidez.


Contra-indicações: 

A pílula não pode ser usada em pessoas que sofrem de doenças hematológica, hipertensa, vascular e obesa mórbida (verifique a bula do medicamento antes de tomar).


Onde encontrar:

Como se trata de um medicamento, ela é encontrada em farmácias. Não precisa de receita médica para adquiri-la.


Como tomar a pílula do dia seguinte:


-Dose única:
Como se trata somente de uma única pílula, esta deve ser tomada em até 72 horas após a relação sexual.

-Dose dupla:
A primeira deve ser tomada em até 72 horas após a relação sexual, e a segunda deve ser tomada 12 horas depois da primeira dose.

Obs: a pílula fará efeito no máximo 72 horas depois da relação sexual (o equivalente á 3 dias), se ultrapassar o horário não será possível evitar a gravidez, pois após 3 dias o espermatozoide já fecundou o óvulo e se implantou no útero ou seja, já se tem uma gravidez. Lembrando que quanto mais cedo ela for tomada, maior será sua eficácia.


Efeitos colaterais:

  • Alteração no cliclo menstrual (atraso da menstruação);
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Náuseas (enjoo) e vômitos;
  • Diarréia;

Em caso de vômitos e diarréia, a dose deve ser repetida, pois o organismo colocou o medicamento para fora e não teve tempo para fazer efeito. O único problema é que mesmo tomando a segunda dose, poderá causar vômitos e diarréia outra vez, neste caso não há como usar a pílula do dia seguinte e ela não terá efeito nenhum.

Obs: esses efeitos colaterais podem acontecer ou não.
---------------------------------------------------------------------------------------------


FAQ:


Posso substituir a camisinha pela pílula do dia seguinte?
Não. A pílula do dia seguinte não pode ser usada frequentemente, pois causará danos à saúde, além de atrasar a menstruação, pois é uma bomba de hormônios que desregula todo o ciclo menstrual. Ela não previne doenças sexualmente transmissíveis como a camisinha, por isso a camisinha é indispensável, independente de usar outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez ou não, como o diafragma, diu e o anticoncepcional.

Posso substituir o anticoncepcional pela pílula do dia seguinte?
Não. O anticoncepcional é próprio para ser usado frequentemente, a pílula do dia seguinte não.

O que a pílula do dia seguinte pode causar se usada frequentemente?
Quanto maior for a frequência de uso da pílula seguinte, maior são os riscos. Se ocorrer uma gestação ectópica, a mulher poderá perder uma trompa do útero dificultando uma futura gestação.

Posso usar pílula anticoncepcional e a pílula do dia seguinte?
Não. Se usa o anticoncepcional não há necessidade de usar a pílula do dia seguinte. A pílula do dia seguinte só é usada para quem usa a camisinha como o único modo preventivo.

A pílula do dia seguinte funciona como um modo abortivo?
Não. Ela impede que o óvulo seja fecundado e implantado no útero. Quando o óvulo já esta fecundado e implantando no útero (há gravidez) a pílula não faz nenhum efeito.

A pílula do dia seguinte evita 100% uma gravidez?
Não. Ela evita uma boa parte mas não totalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário