Adolescente Chique: Mudanças: Primeira menstruação

06 junho 2013

Mudanças: Primeira menstruação

quando vem a primeira menstruação
Imagem - www.garotaantenada.fashionblog.com.br

A primeira menstruação da vida de uma menina normalmente é como levar um susto. Surgem preocupações, dúvida e até vergonha de contar para a mãe, mas não tem com o que se preocupar, "Como não?! Eu estou sangrando e isso é nojento!", vamos com calma ok? Tem um grande lado bom dessa história. Menstruar não significa deixar as bonecas, significa que ainda é o início de um amadurecimento do corpo que vai levar alguns anos.


o que muda depois da primeira menstruação

Estágios:

M1 - criança menor (até os 6 anos)
M2 - criança maior (dos 7 aos 9 anos)
M3 - pré-adolescente (dos 10 aos 14 anos)
M4 - adolescente (dos 15 aos 17 anos)
M5 - mulher (a partir dos 18 anos)


Por que e quando acontece a menstruação:

A menstruação é iniciada devido ao aumento dos hormônios femininos, que ocorrem na idade de 10 anos até os 18 anos de idade, provocando mudanças que a tornará numa mulher. Essas mudanças não ocorrem logo na primeira menstruação, somente indica o início de várias transformações até os 18 anos.

Obs: desde a primeira menstruação o aconselhável é que consulte um genecologista.

O que muda no corpo depois da primeira menstruação:

Chegamos no lado bom da história! Depois da primeira menstruação, a menina começa a ganhar corpo, voz, jeito e até vontades de uma mulher adulta, por causa do aumento dos hormônios femininos (o responsável por todas as seguintes transformações):

  • A cintura começa a ficar mais fina (região acima do umbigo)
  • O quadril começa a ficar mais largo (região abaixo do umbigo)
  • Os seios começam a crescer (podem ficar doloridos)
  • O útero começa amadurecer (para uma gravidez no futuro)
  • A vagina fica mais espessa (região interna da parte íntima)
  • O clitóris fica mais sensível (o responsável pela atração e desejo sexual)
  • A voz começa a ficar mais fina 
  • Pêlos surgem nas axilas e nas partes íntimas

Obs: a menstruação só vai acontecer 1 vez por mês.
------------------------------------------------------------------------------------


FAQ:


Todas as meninas menstruam na mesma idade?
Não. Não temos um padrão de idade indicando exatamente quando vai surgir a primeira menstruação. A primeira menstruação pode se iniciar (na maioria das meninas) aos 9, 10, 11, 12 ou 13 anos (na pré-adolescência). Mas também tem algumas meninas que menstruam antes ou depois da maioria das outras. Algumas menstruam com 8 anos e outras com 17, mas tudo isso se trata das mulheres da família, se suas tias e sua mãe menstruaram antes dos 11 anos, você tem grande chance de também menstruar antes dos 11 anos. De maneira geral, as meninas começam a ganhar corpo dos 9 até os 18 anos, pois essa é a faixa em que deve ocorrer a menstruação.


123 comentários:

  1. Ai que dicas boas! Gostei bastante vou seguir esse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela ajuda fofa! Ainda tenho poucos posts mas vou postar mais *-*

      Beijos!!

      Excluir
    2. Eu tenho 10 anos estou muito ansiosa para a primeira menstruação eu acho que vai vir só quando eu tiver onze anos e falta 19 dias ♥️♥️♥️♥️♥️♥️

      Excluir
    3. Amg não fala isso não, eu tb tava ansiosa pois todas as meninas já tinham mestruado menos eu, ai um no dia anterior do dias das mães eu virei mocinha, fiquei feliz, me arrependo ate hj de desejar isso é ter ficado feliz

      Excluir
  2. quanto tempo pode durar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo que ficamos menstruada varia de mulher para mulher. Normalmente de 3 á 5 dias.

      Excluir
    2. Gostei !! Tenho 12 anos , fiz 12 anos dia 30 de abril e menstruei com 11 anos no dia 13 de abril :) adorei as dicas vou seguir obg bjs ...

      Excluir
  3. tenho 10 anos e a 2 semanas tive minha primeira mentruaçao durou cerca de 5 dias eu sangrei em pouca quantidade e a cor era bem marrom eu gostaria de saber se isso e normal meninas!!
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim, pois os hormônios ainda estão se ajustando para ocorrer tudo certinho, a quantidade de sangue, o tempo que dura e até a data fixa para menstruar todo mês no dia certinho. Mas claro que nenhuma de nós somos pontuais kkk
      Fique tranquila flor, obrigada pelo comentário e desculpe pela demora de reponder. Bjs!!

      Excluir
    2. Tenho 12 anos e de manhã veio uma coisinha amorrom na minha calcinha e mestruaçao ?? E ficou 3 dias

      Excluir
    3. e sim fofa sabe porque? eu te digo olha quando eu tinha uns 10 anos as minhas amigas falavam sobre isso mas como eu ainda era considera uma (criança) n mim interesei em saber dai um dia eu fui no banheriro e vi issso no começo eu n sabia oque era ai passei 1 dia assim no outro eu n mim aguentei e confimeeri e sim era mestruaçao so que eu n sabia como fl isso pra minha mae dai eu fl com ela diseperada e ela tinha dito q eu tinha ficado mocinha!bjs espero ter ajjdd msm seno atrasao e q eu sou nova!!bjs

      Excluir
    4. acho que isso e normal querida o meu e muito vermelho

      Excluir
    5. a alguns dias eu fui ao banheiro e vi minha calsinha e tomei um susto achei que fosse ja menstruação quando terminei de tomar banho coloquei a calsinha no bolso do meu ropão cheguei na minha mãe e dei pra ela e fui me vestir quando terminei fui nela e disse mãe sera que é o que estou pensando ela disse que não mais estava perto meu Deus fique desesperada fui no computador e procurei saber como era que acontecia isso pois não sabia de nada ai com minha pesquisa achei esse blog e estou adorando ele ja estou super informada para quando acontecer eu saber o que fazer

      Excluir
    6. Eu menstruei com 17 anos quase 18, achei que nunca viria pois demorou muito.

      Excluir
    7. Eu tenho 12 anos menstruei mes passado no dia 21 de junho, minha menstruação veio bem amarronzada e nem percebi ker era sangue, minha mãe ker me avisou, naum fiquei nervosa nem preocupada pk minha mãe disse ker era normal a primeira vir amarronzada, antes de chegar minha menarca eu já tinha um pouco de corpo mas por enquanto nn mudou nd, mas fique tranquila é muito normal a primeira menstruação vir amarrozada .

      Excluir
  4. É normal vir muito sangue no 3° mês da menstruação?
    N to falando muitoooo que chega a sujar a calsa to falando que quando vai no banheiro quando abaixo a calsa cai sangue pelo chão.
    OBS:tenho 11 anos
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim é normal mais é por causa que você ainda está nos primeiros meses vc pode achar que vai tar desregulada e nada de tomar remédios para atrasar ou coisa do tipo por que com o tempo ela regula !!!! E a quantidade também jajá as cólicas vao vir geralmente nao vem nos primeiros meses mais quando se torna costume é horrível !!! Abraços

      Excluir
    2. Olá Isa, exatamente como a Annyeh Drew disse.
      Nos primeiros dias da menstruação é normal que percamos bastante sangue e em geral algumas mulheres perdem mais sangue que outras, o que é totalmente normal.
      Te aconselho assim como aconselho a toda mulher ter o costume de ir ao ginecologista.
      Um beijo :*

      Excluir
  5. olar tenho 15 e minha tive a primeira mestruacao a alguns meses e parou pesquisei e descobrir que se chama menarca gostaria de saber se depois dessa primeira mestruacao o corpo ainda vai mudar muito e se ainda vou crescer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi bem, você menstruou uma vez e faz meses que não menstrua? Recomendo que procure um ginecologista, mas não se desespere, normal ocorrer atrasos.
      Sim você ainda vai crescer, em questão de altura, cresce até os 21 anos, mas é pouco, e agora, devido a menstruação, seu corpo vai começar a desenvolver a sua estrutura, seios, bumbum e tudo mais!
      Beijoos, qualquer coisa é só comentar ;*

      Excluir
    2. Olá, bom eu tenho 14 anos virei mocinha no mês de janeiro eu queria saber se vou criar corpo?? porque sou muito magrinha isso me incomoda tbm queria saber quanto tempo leva pra isso acontece??

      Excluir
    3. Olá, bom eu tenho 14 anos virei mocinha no mês de janeiro eu queria saber se vou criar corpo?? porque sou muito magrinha isso me incomoda tbm queria saber quanto tempo leva pra isso acontece??

      Excluir
  6. Mais q um mes depois da minha primeira menstruaçao, a minha menstruaçao esta demorabdo a vim, isdo e normal?? A menstruaçao pode vim até 2,3,4 meses depois??? Me ajuda pr favor!!! Bjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 15 dias de atraso menstrual é considerado normal, 1 mês de atraso é estranho, procure um ginecologista, ele vai te explicar o que aconteceu, não precisa ter receio, cuidar de si mesma é a melhor coisa desse mundo!
      Mas antes, dá uma olhada no post "Ciclo menstrual", pra voce contar direitinho os dias menstruais e ver se atrasou tudo isso mesmo, pois pode estar confundindo.
      Mas não deixe de ir ao ginecologista ;)

      Excluir
    2. Tipo eu tenho 13 anos minha mãe disse que quando eu era pequena falaram que só podia ter filha quando fazer uma cirurgia será e por causa disso que não metruei Ainda?

      Excluir
  7. Oi eu queria saber se demora muito pro corpo se desenvolver depois da primerira menstruaçao
    Bjs obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah eu tambem queria saber

      Excluir
    2. As mudanças mais brutas (crescimento dos seios, quadril e coxas) são até os 15 anos, porém o desenvolvimento continua até os 21, isso não é regra pois há meninas que menstruam com 18 anos, mas esse é o padrão
      Bjss ;)

      Excluir
  8. Ooi, eu queria saber se o corpo muda rapidamente depois menstruação? pois tenho uma irmã e o corpo dela mudou muito rapido
    Tenho 11 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender da genética pois nem todas as meninas tem tendência para seios grandes, por exemplo, eu não tenho essa tendência mas era gordinha e depois da menstruação dentro de meses eu emagreci rápido
      Bjss ;)

      Excluir
  9. Oi, depois da primeira menstruação, o corpo demora muito para se desenvolver? Tenho 14 anos e sou muito magra, mais já tive a minha primeira menstruação. Bjs. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros meses tem as mudanças mais bruscas (seios, quadris, coxas), mas até os 21 anos o corpo se desenvolve.
      Mas deixa eu te dizer uma coisa, você é linda do jeito que é! E não deixe ninguém te dizer o contrário!
      Bjss flor s2

      Excluir
  10. Não tem como ler com essa mulher ai na frente ne --'

    ResponderExcluir
  11. tenho 12 anos meus seios estão se desenvolvendo,tenho pelos nas axilas e nas ''partes baixas'',dores de cabeça e ponta pés na barriga estão cada vez mais comuns,será que estou perto de menstruar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim mais não tem certeza mais você pode se preparar e não precisa ficar preocupada não tah rsrs

      Excluir
    2. Dores de cabeça tem milhares de motivos, desde que não te impeça de fazer suas atividades está tudo bem. É normal dias antes de menstruar ocorra dores de cabeça e de ponta pés na barriga até cólica. Dá uma olhada no post "Entenda: ciclo menstrual", assim vc conta os dias e já sabe quando esta perto de menstruar de novo baseada na sua menstruação anterior, lembrando que variações são comuns, fique despreocupada!
      Bjss :*

      Excluir
  12. Oe gente eu tenho 12 anos .. minha primeira menstruação foi dia 2 de julho .. eu queria saber quanto tempo leva mais ou menos a se começar a notar diferenças no meu corpo apos esse acontecimento .. obrigada <3 beijao.<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levam alguns meses, mas é normal que vc não note muita diferença mas sim as outras pessoas, até os 15 anos desenvolve bastante e depois mais um pouco até os 21.
      Lembrando que nem sempre esse desenvolvimento esta relacionado ao tamanho dos seios e quadril, pois tbm tem a genética que vai assemelhar seu corpo com o das mulheres da sua família.
      Um beeijo ;*

      Excluir
  13. Eu tenho 11 anos e ainda não mestruei mais já tenho pelos e as vezes sinto cólica, já estou perto de ter minha primeira menstruação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim , algumas meninas aparecem um liquido rosinha claro , mais nao e o periodo é tipo um aviso que o periodo esta perto de vir , apos o aparecimento dos pelos na parte baixa , o periodo pode demorar a vir uns 3/4 meses mais tambem depende do organismo da pessoa , tambem nois meninas customamos deitar muitos liquidos , primeiro começa por um liquido transparente , depois com o tempo vai ficando muito branco , e ade chegar uma altura que vc deita pouquinho branco , e é nessa altura que vc sabe que mais 1 mes ou semanas o periodo aparece , :) beijao

      Excluir
    2. Nossa vc deve estar com algum probleminha flor,vá ao ginecologista,eu esse ano estou com 11 anos e já faz 4 anos que menstruei,menstruei com 7 para 8 anos,se tiver alguma dúvida conversa comigo que estou disposta a te ajudar flor!Beijinhos !��

      Excluir
    3. Não se preocupe com sua idade, não temos idade para menstruar, algumas com 7 anos mas outras com 18 anos, com isso não se preocupe.
      Essas cólicas aparecem até mesmo com 3 dias antes de menstruar, se vc não menstruou e essas cólicas persistem, vá a um ginecologista para ver se é algo que não esteja relacionado com a menstruação, não há oq ter medo, é super tranquilo
      Bjjs ;*

      Excluir
  14. Oi, tenho 15 anos 45kg e 1,54 de altura menstruei aos 13 anos, sera que ainda cresço? Quantos cm sera? minha mãe tem 1,61 e meu pai 1,73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade paramos de crescer rapidamente após a primeira menstruação, pois dai inicia o desenvolvimento, porém até os 21 há sutis crescimentos (por altura) ou quase nada, se vc crescer será só um pouquinho.
      Eu tenho exatamente essa altura 1,54 desde que menstruei.
      Mas não se preocupe, mulher baixinha é poderosa!!
      Bjjss ;*

      Excluir
  15. depois da primeira menstruação vc indica algum app para celular pra gente poder se organizar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, adoro um que uso e amo! "Maia por LC"
      Super recomendo e garanto que vai amar!
      Bjss ;*

      Excluir
  16. Tenho 13 anos e n menstruei até hoje, veio só uma borrinha mais já faz tempo isso é normal,????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a idade não se preocupe, algumas menstruam com 7 anos e outras com 18, mas enquanto a borra, se ainda não teve menstruação após isso, consulte um ginecologista pois o sangramento pode ter ocorrido devido a outros motivos que não a menstruação.
      Bjjs ;*

      Excluir
  17. Oi tenho 13 anos menstruei ontem mais minha menstruação só de seu uma vez isso e normal����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal, pois a menstruação deve vir por volta de 30 dias contando do ultimo dia que vc menstruou. Vá a um ginecologista, quanto mais cedo souber e tratar, melhor!

      Excluir
  18. Tenho 12 anos e já tenho pelos nas axilas e no órgão genital, n tenho peito nenhum e ainda ñ menstruei.Quando eu menstruar eu desenvolvo peito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenvolve sim, porém pode não ser uma mudança brusca, pois seu corpo se desenvolverá de acordo com a sua genética (tendencia pra seios maiores ou menores). Não há com o que se preocupar, se ame sempre, do jeito que for!

      Excluir
  19. Como o útero está se desenvolvendo e normal a barriga ficar maior abaixo do umbigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu quando dou uma engordada é bem abaixo do umbigo, chega a parecer barriga pontuda de grávida kkkkk mas nada demais, vai de cada pessoa.
      Mas respondendo a sua pergunta, o útero se desenvolve sim mas não é algo aparente, só muda por dentro, no caso de a barriga ficar maior abaixo do umbigo, pode ser uma gordurinha mesmo (ou quando come muito de uma vez e estufa) ou então uma gravidez.

      Excluir
  20. Oie tenho catorze anos e ainda não mentruei isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente normal, tem meninas que menstruam com 18 anos. Não se preocupe!

      Excluir
  21. Oi, tenho 13 anos, eu menstruei com 10, até agora não notei muita diferença no meu quadril, ele ainda vai crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi flor!
      Eu menstruei com 10 tbm e até hoje não foi uma mudança brusca pra mim, isso pq eu não tenho tendencia a ter quadris largos, a mudança é sutil, muitas vezes nós que nos vemos todos os dias no espelho não percebemos a mudança, eles continuarão se desenvolvendo sim, não há com o que se preocupar, mulher é linda de todas as formas e cores ~9

      Excluir
  22. Eh normal agente ficar fraca um pouco palida e mais magra ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim, de uma forma sútil, eu sempre fico péssima antes da menstruação, fico irritada, cansada, dói a cabeça e as costas, surgem espinhas... Famosa TPM.
      Mas se cuide sempre! Se alimente, se preciso tome vitaminas, é sempre bom!

      Excluir
  23. Tenho 15 anos mestruei com 12 anos sera que vai demora pra eu cria corpo ? Tenho pouco corpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até os 16 tem as mudanças mais bruscas, dependendo da sua genética, acredito que não vai mudar muito, isso não é um problema, se cuide! ~8

      Excluir
  24. Fiquei moça no começo do ano passado, fiz 14 anos mês passado e não tenho corpo. Será que vou criar corpo e crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! Até os 16 terá as maiores mudanças, se baseie no corpo das mulheres da sua família, normalmente segue um padrão :*

      Excluir
  25. Oi ! Então queria saber se é normal ficar uma semana mestruada, pois tenho 9 anos e fiquei uma semana mestruada e achei estranho. (Essa foi minha primeira mestruação). Adorei as dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado Rebeca ~9
      Olha, é legal ir ao ginecologista, varia de mulher para mulher a quantidade de sangue e o tempo menstrual, a minha por exemplo dura uma semana mas tem variações, no início vem pouco e nos três últimos dias vem marrom. Se você tiver cólicas muito fortes vá a um ginecologista, se tiver cólica fora do período menstrual também, mas do contrário acredito que não tenha nada de errado, minha irmã por exemplo menstrua demaais, mas isso não é um problema se não vem acompanhado de outros sintomas.
      Beijos flor! :*

      Excluir
  26. oie fiz 16 no mes passado sou moça desde os 12e ñ notei diferença alguma no meu corpo sera que o meu corpo ainda vai se desenvolver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proporção do corpo depende dá genética, se as mulheres da sua família em sua idade eram magrinhas, por exemplo, você também será magrinha, nem todo mundo tem tendência a ter corpo de mulher adulta nessa idade e isso não é um problema! O corpo se desenvolve mas talvez não seja notável externamente, eu por exemplo, sempre fui magra e não desenvolvi o volume dos seios, coxas ou bumbum. A gente tem que se amar ~9 beijos!

      Excluir
  27. Ola tenho 12 anos no primeiro dia mestruei mas depois paeo oq ser isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal tem sangramento por um único dia, vá a um ginecologista, a consulta é tranquila! Tem também as etapas da menstruação, as vezes o sangue começa clarinho, fica mais vermelho e depois escurece e encerra, se foi um único sangramento não é comum, não pelo meu conhecimento, agende uma consulta assim ficará mais tranquila e quanto antes melhor!
      Beijos :*

      Excluir
  28. Olá! Eu tenho 14 anos tenho 1,65 e peso 50 kg já faz um tempinho que menstruei e não ponho corpo de jeito nenhum.Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser porque as mulheres da sua família na sua idade também eram magrinhas, não se preocupe com isso, até os 21 anos você cresce e depois disso ainda tem muito chão! Mudamos a cada ano! :*

      Excluir
  29. Tenho 14 anos, eu menstruei com 10, e até agora meus quadris não se desenvolveram muito, eles ainda vão aumentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também menstruei com 10 anos! Depende da sua genética, eles se desenvolvem sim porém pode ser bem notável ou não! Eu ainda tenho meu corpo de 13 anos kkkk, as proporções dos seios, quadris e coxas, não se preocupe com isso minha flor ;*

      Excluir
  30. Oie tenho 12 anos e mestruei faz um mês e meio mas não notei diferença pq Tipi diz q a cintura a fina e o quadril fica mais largo nao aconteceu nda disso e minha mana fla q vou ser sem corpo oq eu faço

    ResponderExcluir
  31. A genética da minha familia e corpo de violão sera q não vo ter corpo

    ResponderExcluir
  32. a cada mestruação eu ganho corpo? ou nn é bem assim pode me ajudar obrigada beijos

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho 11 anos e em janeiro do dia 12
    Eu fui pra casa de um amiga, dormi lá e tals, na hora que eu fui dormir troquei de calcinha.logo pela manhã ela me chamou para a piscina e eu fui só que eu tinha esquecido a parte de baixo do meu biquíni e fui de calcinha e um short por cima, eu cheguei em casa pra tomar banho e eu notei um borrão meio vermelho meio marrom,o pior é que eu não sei se era a menarca ou a menstruação pois como eu entrei na água pelo que eu vi em uns sites o sangue diminui com o oxigênio e com a água,teve dois dias essa menstruação, em uns sites diz que é normal e outros dizem que dura 3 no mínimo, eu não sei o que tá acontecendo, pode me ajudar por favor??

    ResponderExcluir
  34. Beatriz Bispo31 janeiro, 2017

    Oi eu tenho 13 anos e estou na segunda menstruação, eu me sinto super desconfortavel, molhada e acho que as pessoas na rua sabem que eu estou usando absorvente sei la kkk. Eu ainda não contei pra minha mãe (porque eu sei wue ela vai contar pra todos da familia e eu nao estou preparada. Por favor me de um conselho, eu conto pra minha mãe e encaro a conversa desconfortavel ou espero mais tempo e conto quando estiver preparada (ou quando surgi o assunto)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom voce contar pra sua mãe pois ela vai te ajudar, quando eu menstruei eu nem tinha visto minha mãe ker viu, ai ela falou p minha família inteira mas eu achei normal pk toda menina chega nesse ponto, mas converse com sua mae e diga a verdade

      Excluir
  35. Oi, tenho 13 anos e menstruei ano passado (2016) dia 3 de junho, ai fiquei uns 4 meses sem menstruar e em outubro menstruei, fiquei mais uns meses sem menstruar e menstruei dnv em janeiro, e agora eu menstruei dnv (fevereiro) achei estranho pq sempre demora uns meses, isso é normal? Ah e eu fiquei sabendo que quando as meninas menstruam elas ganham corpo, eu tenho pouquissimo seio e sou bem gordinha (na verdade minha aparencia já parece meio que uma adulta) eu vou emagrecer? E meus seios, vão se desenvolver? A minha cintura eu já considero fina então não me preocupo muito com ela...

    ResponderExcluir
  36. Oi,tudo bom?
    Então quando eu ainda não tinha menstruado eu cresi ums 5cm nos ultimos meses,criei um pouco de seio e criei bastante espinha,agora dia 03/02 eu tinha mestruado sera que eu vou creser mais?ou não?
    Eu também tenho mais duas pergunta:
    Primeira: Eu sou muito magra agora eu vou criar mais corpo?

    E á segunda:minha amiga tem 14 anos e ela não menstruou ainda,ela é muito magrela e as irmãs delas com 14 anos já tinha um corpão.A minha amiga vai criar corpo ainda?e é normal ela não ter menstruado ainda?

    ResponderExcluir
  37. Oi meninas, tenho 13 anos e ontem tive muita vontade de fazer xixi e não saía nada (Ainda não sou menstruada).
    Daí, teve uma hora que eu consegui fazer um pouco de xixi, e quando fui me limpar tava um vermelho bem aguado. Eu só não sei se é menstruação pq eu fiz muita força pra fazer xixi, então sei lá né.
    Ps: Tenho escorrimento também, faz uns 2 anos que já tenho.

    ResponderExcluir
  38. oii tenho 13 anos quando eu tinha 12 anos menstruei pela primeira vez e isso foi ano passado q menstruei em setembro e até hoje não menstruei oq aconteceu??
    quando vou mentruar pq vai fazer 6meses q não menstruei

    ResponderExcluir
  39. Gente eu queria saber se é normal nois ficar Desesperada quando isso acontece eu estou até chorando de medo isso é um sinal que eu vou morrer ai que medo

    ResponderExcluir
  40. Gente tenho 12 anos faço 13 em junho, estou chorando pois minha amigas de 12 ja menstruaram, eu tenho mt tempo uns 2 anos ainda e n consigo aguentar ate la...

    ResponderExcluir
  41. Ola tenho 11 anos faso 12 21/09 n so muito grande pesso 35 a 36 tenho bum bum desde piquena meus peitos tao grasendo e depende da posisao doi um poco mais nao e sempre nao mestruei ainda bebo bastante agua isso faz que va no banheiro o tempo todo porem persebi nesta idas no banheiro que tem um liquido umidos brancos e amarelados bem claros e minha mae mestruo com 9 e minha irma 10 isso me preucupa pq nao tenho muitos pelos mais meu cabelo numca foi muito grande tenho um poco de pelos na ppk e ta mais escuro no sbc nao notei pelos ainda meu meus peitos persebi que vai almentando mais agora minha sintura ta ficana e to emagresendo

    to precupada nao sei se vou mestrua agora queria saber pra me previnir e tal podem me ajuda ? Depois que mestruo meus peitos e bum bum continua a grese nao quero que minha bunda graça muito pois ja tenho dificudade pra acha ropas me ajudem

    responda rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o liquido umido marelado na minha calsinha *

      Excluir
    2. desculpa pelos erros pois nao quero que minha mae veja eu no saite entao to digitando rapido vai se ela pensa merda ne kkk

      Excluir
  42. Eu tenho 15 anos, vou fazer 16 esse ano e ainda não menstruei, isso é normal? E depois vou conseguir criar corpo??
    Desde já agradeço...��

    ResponderExcluir
  43. Eu ainda n contei para minha mãe que menstruei e tenho medo de contar como
    Ganho coragem para contar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que você conte, é muito importante sua mãe ficar sabendo. (Única parte ruim nisso tudo é que sua mãe provavelmente vai contar pra família inteira, minha mãe fez isso comigo, pior coisakkkkkk)

      Excluir
  44. Olá,tenho 12 anos e mestruei pela primeira vez no começo do ano passado (2016). Ou seja já faz algum tempo, não notei diferença nenhuma em relação a crescimento do corpo, sou muito magrinha e as mulheres da minha família são bem "avantajadas"... Isso é normal?

    ResponderExcluir
  45. Olá,tenho 12 anos e mestruei pela primeira vez no começo do ano passado (2016). Ou seja já faz algum tempo, não notei diferença nenhuma em relação a crescimento do corpo, sou muito magrinha e as mulheres da minha família são bem "avantajadas"... Isso é normal?

    ResponderExcluir
  46. Olá! Tenho 16 anos, menstruei com 14. Mas até hj ñ criei corpo, isso é normal? O que eu faço?

    ResponderExcluir
  47. Um mes e poucos dias atras pingou uma gota de sangue e depois nao veio mais nada .
    Ai dia 27/06 deceu um nogocio marrom tipo corrimento marrom e depois nao apareceu nada ...
    Eu n sei o que era . Se era corrimento , se era um sinal da primeira menstruaçao ....

    Por favor me responde

    ResponderExcluir
  48. Olá, eu tenho 15 anos, é normal a menstruação atrasar 3/4 mês?

    ResponderExcluir
  49. Oi,é normal não ter muito seios com 15 anos ? Minha amaiga tem 15 anos e ate hoje ela não tem muito seios ela esta muito preucupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,minha prima tem 19 e eu tenho mais do que ela (tenho 13)

      Excluir
  50. Com quantos anos o corpo feminino começa a se desenvolver naturalmente?

    ResponderExcluir
  51. Adorei, me ajudou muitíssimo! Tirei todas as minhas dúvidas ❤

    ResponderExcluir
  52. Oi szz,me chamo Iasmin,tenho 13y,não mestruei ainda,fui a ginecologista e ela disse que meus ovários estão prontinhos,e a qualquer momento vai descer.Eu queria saber,tenho 81 cm de bunda quando eu virar moça ela vai crescer quantos cm?

    ResponderExcluir
  53. Oi,Me Chamo Emilly,Eu tenho 12 anos e Menstruei dia 18 de Outubro deste Ano...Adorei o Post,porque ajuda várias Meninas com estas dúvidas....Depois de muiiiitoooo tempo que eu estou comentando kkkk,mas tudo bem né,o que importa é que eu gostei bastante do Post,desse blog,e etc...

    ResponderExcluir
  54. Lucimária esmeraldina05 janeiro, 2018

    É normal menstruar seis ou sete dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha primeira menstruação durou 6 dias

      Excluir
  55. Tenho 13 anos menstruei a poucas semanas é normal a 1 menstruação durar 2 ou 3 dias ?

    ResponderExcluir
  56. Oii gente tenho uma dúvida. Bom estou no meses primeiros meses de menstruação, bom várias coisas estão mudando. Mas de uma coisa estou preocupada percebi que a minha região abaixo do umbigo está um pouco mais grande queria saber se e normal. Sempre fico com coisa na cabeça de que estou grávida, mas não tem motivos pra isso só tenho 11 anos de idade. Me ajudem por favor!!

    ResponderExcluir
  57. Oii Gente Amei esse Post bom eu mestruei com 13 anos faz uns 6 messes agora vou fazer 14 Anos gostaria de Saber se meu Corpo ainda vai mudar eu sou magra e não tenho muito Seios obg desde já aguardo sua resposta😘👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sempre fui magra, menstruei com 12, agora tenho 15 e meu corpo não mudou quase nada

      Excluir
  58. Oii,meninas menstruei tem uns 8 meses q minha primeira menstruação ocorreu,mas nesses 8 meses menstruei poucas vezes,por volta de 3 ou 4 vezes,todas as mulheres de minha família tem peitos grandes e os meus são do mesmo tamanho desse os 8 anos q foi quando ganhei meu primeiro sutiã,tenho 12 anos,vou fazer 13 daqui a alguns meses e queria saber pq eles não crescem absolutamente nada e minha menstruação não acontece regularmente

    ResponderExcluir
  59. Oii eu tenho 13 anos e ainda não mestruei mestruar mais tarde ajuda a ser mais alta ou mais baixa pq eu tenho 1.64 e me acho baixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera ter 1.64
      Eu que sou muito baixinha tenho 1.45

      Excluir
  60. Oi, vou fazer 14 anos daqui a 7 meses, tenho 1,50m, não menstruei, minha mãe tem 1,58 porém menstruou com 12 anos,meu pai teme 1,69. Eu estou em dúvida se eu ainda cresço muito, minha mãe creseu 9cm depois da menarca, que ria saber se existe tal possibilidade de eu chegar a 1,60m. Gosto da altura da minha mãe mas queria ser 2 cm mais alta, e eu já fui na ginecologista e na endocrinologista,o endócrinodisse q ue eu ficaria com 155,5, na época eu tinha 1,46, e a ginecologista disse que eu ficaria com 1,60.E além da minha mãe minhas tias a maioria cresceu 8cm depois da menstruação. Vc acha que eu chego a 1,60?

    Obs: eu tenho vários "sintomas"da menstruação mas a minha ginecologista disse q provavelmente eu vou menstruareceber ou um pouco antes ou um pouco depois dos meus 14 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A um detalhe meu endocrinologista achava que tipo eu ainda menstruava no ano passado, fiz vários exames que mostraram que eu n menstruaria tão cedo aisso minha ginecologista disse que provavelmente eu vou crescer muito depois da menstruação por causa da minha genética, e da minha família minha mãe foi a única que menstruou com 12,tem duas que foi com a 13 e o resto com a 14 (tias e primas)

      Minha prima tinha a mesma altura que eu aos 13, teve a menarca com 14, e tinha 1,52cm hje em dia ela tem 18 anos e possui 1,62cm

      Excluir
  61. Menstruei já vai fazer um ano pk eu não encorpei ainda

    ResponderExcluir
  62. Olá meu corpo tá m3 tenho 18 anos e ainda não menstruei isso é normal eu tenho que tomar algum tipo de medicamento

    ResponderExcluir
  63. Tenho 14 anos e ainda não mesntruei
    Tenho 1,45 de altura e peso 35
    Isso e normal

    ResponderExcluir
  64. Tenho 14 anos e ainda não mesntruei
    Tenho 1,45 de altura e peso 35
    Isso e normal

    ResponderExcluir
  65. Tenho18 ano e ainda não menstruei
    Tenho 1,60 de altura e peso 40 isso é normal ?
    Obs: já consultei e ainda n deu resultado será q eu posso toma anticoncepcional??

    ResponderExcluir
  66. Oii tenho 13 anos e ainda n Menstruei n sinto cólica nem nada mas anda saindo tipo um corrimento branco na minha calcinha já faz um tempo e até agr nd deve me preocupar?

    ResponderExcluir
~0 ~1 ~2 ~3 ~4 ~5 ~6 ~7 ~8 ~9