Adolescente Chique: Saiba como escolher o creme certo para seu rosto

17 julho 2013

Saiba como escolher o creme certo para seu rosto

tipos de pele
Imagem - www.hiperfeminina.com

Muitas pessoas estranham o fato de passar um creme super hidratante no rosto e na verdade ter o resultado de uma pele oleosa e ainda senti-la ressecada após lavar o rosto. Isto quer dizer que este não é o creme ideal para sua pele. Não é a eficácia do creme e sim sua pele. Aprenda a escolher o creme certo para seu tipo de pele.

Tipos de pele:

Os tipos de pele devem ser observados na hora de decidir qual creme se adaptará melhor as suas necessidades.

-Pele seca: aquela que sempre precisa de hidratação após lavar o rosto.
-Pele extra-seca: aquela que mesmo hidratando após a lavagem, no meio do dia resseca e apresenta descamações.
-Pele oleosa: aquela que continuamente esta com excesso de brilho no rosto.
-Pele mista: não resseca, tem pouco brilho mas não em excesso.
-Pele acneica: contém uma boa quantidade de espinhas e cravos, normalmente também é oleosa.

Obs: para saber se sua pele é seca repare se após lavar o rosto ao sorrir você sente a pele repuxar; já a pele extra-seca tem esse mesmo efeito, mas não só após lavar o rosto como também ao longo do dia, podendo apresentar descamações.

A pele seca e a pele extra-seca são totalmente diferentes. Muitas pessoas com a pele seca acham que se comprarem um creme para pele extra seca ficarão com a pele totalmente hidratada; e pessoas com a pele oleosa acham que não precisam usar hidratantes, pois ficará mais oleosa. Ambas estão enganadas.


Pele seca e extra-seca:

O creme para pele extra seca é super hidratante, sendo assim mais gorduroso. Se pessoas com a pele seca usarem cremes para pele extra seca, ficarão com uma camada gordurosa sobre a pele e ela não ficará hidratada, pois a necessidade da pele é bem menor e ela não conseguirá absorver essa textura pesada. Como resultado, a pele continuará ressecada (podendo se perceber isso ao lavar o rosto e senti-la repuxar) e essa textura pesada ficará parada na superfície da pele, incentivando o aparecimento de cravos e espinhas.


Pele oleosa e mista:

Pessoas que tem a pele oleosa e mista normalmente acham que não tem necessidade de passar hidratante, além de acharem que isso incentivará a oleosidade da pele. Na verdade o que acontece com a pele oleosa é que as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário para proteger a pele, pois  é uma camada natural protetora da pele e não excesso de hidratação. Nesse caso há cremes hidratantes para peles oleosas e mistas, eles são cremes leves de fácil absorção e textura leve , não gordurosa. Pessoas com a pele oleosa também devem hidratar a pele, pois essa hidratação repõe a umidade que a pele perde constantemente, assim como todo o corpo perde água e temos que repor. Concluindo, sebo (brilho da pele) é diferente de hidratação, não é porque está oleosa que esta hidratada.


Pele acneica:

A pele acneica apresenta uma boa quantidade de espinhas e cravos, normalmente ela também é oleosa, mas não em todos os casos. Nesse caso também existe cremes para pele acneicas que não só hidratam suavemente, mas também tem efeito cicatrizante para tratar cravos e espinhas.


Exemplos de creme facial gorduroso e creme facial suave:


tipos de pele

O "Nivea creme" de cor azul-escuro tem uma textura concentrada, gordurosa, específica para a pele extra seca.
O "Nivea soft" é um creme de textura suave de fácil absorção, se adequando tanto a pele seca quanto para a mista e oleosa.

Isso prova que não é a marca que influencia a eficácia do creme, e sim a sua escolha, pois ambos são da marca Nivea.


2 comentários:

  1. Otimas dicas amiga, ainda mais neste frio, cuidado dobrado ^^, beijinhos coloridos!

    ¦ Blog Dany's Place

    ¦ Tutorial e Dicas

    ResponderExcluir
~0 ~1 ~2 ~3 ~4 ~5 ~6 ~7 ~8 ~9