Adolescente Chique: Entenda: Fecundação

30 setembro 2012

Entenda: Fecundação

o que é fecundação
Imagem - www.fertilidadeinvitro.blogspot.com

Primeiramente para haver uma fecundação, é preciso um óvulo maduro. Para o óvulo ser fecundado, é preciso que ocorra uma ejaculação dentro da vagina da mulher e que os espermatozoides (que são super minúsculos e saem na ejaculação do homem) achem o óvulo e o fecunde.

Quando a mulher esta no período fértil, é sinal que o óvulo já esta maduro e aguarda a chegada de um  espermatozoide. Os espermatozoides são minúsculas células que saem na ejaculação do homem; estão vendo a imagem acima? Essas "cobrinhas" são os famosos espermatozoides  com a cauda eles se movem e com a cabeça eles carregam o DNA do homem e fecundam o óvulo. O óvulo parece ser muito grande perto deles não parece? Mas o óvulo mal tem o tamanho de um feijãozinho! Ele é super minúsculo, e os espermatozoides menor ainda, então podemos ter uma ideia de como um espermatozoide é pequeno, tão pequeno que não podemos ver á olho nu (sem um microscópio, que aumenta a profundidade da imagem e com ele, conseguimos ver o espermatozoide e o óvulo). 

Obs: DNA são as nossas características, como a cor dos olhos, cabelos e tudo mais.


estágios da fecundação
Imagem - www.sobiologia.com.br

Tendo ocorrido a ejaculação dentro da vagina da mulher, os espermatozoides correm para o útero para achar o óvulo. O homem libera cerca de 200 a 400 milhões de espermatozoides á cada ejaculação. A maioria deles (que conseguiram achar o óvulo) ficam em volta do óvulo tentando quebrar a "barreira" e entrar dentro do óvulo (isso é o que chamamos de fecundação). Mas quantos deles entram? De 200 á 400 milhões de espermatozoides são liberados á cada ejaculação, mas só um pode fecundar. Mas temos casos que entram 2 ou até 3 espermatozoides, ou seja, são 2 ou 3 bebês que vão se formar.
Com o espermatozoide dentro do óvulo, o óvulo rapidamente começa a dobrar as células cada vez mais. Temos na imagem o óvulo não fertilizado (que o ovário libera 1 vez por mês) que é o óvulo maduro. Depois chegam os espermatozoides e ocorre a fecundação. E a partir disso, as células começam a dobrar de tamanho. Quando tiver a quantidade de células suficiente para iniciar uma gravidez, o óvulo se transforma num embrião (futuro bebê) e se implanta na parede uterina para começar á crescer, se desenvolver e receber vitaminas da mamãe.

Obs: quando o embrião se implanta na parede do útero, pode estourar pequenos vasos sanguíneos e sair sangue semelhante á uma menstruação, só que bem mais vivo, e o sangramento dura 1 ou 3 dias (esse sangramento é chamado de nidação). Isso é super normal e não causa danos nenhum na mulher e no bebê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário